Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal vão ampliar ações na região de Foz do Iguaçu

Um dos principais polos turísticos do Brasil, o município de Foz do Iguaçu vai receber o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para melhorar o atendimento aos visitantes na área de imigração e, também, para controlar o tráfego de veículos na região. Foi com o objetivo de resolver essas questões que uma comitiva formada por políticos e pelo trade turístico da cidade participou de uma audiência, nesta quinta-feira (24), com o ministro Flávio Dino, no Palácio da Justiça, em Brasília.

“Eu sei da importância de Foz do Iguaçu e tenho muito apreço pelo que ela representa. Vamos começar providenciando um aditivo no contrato com terceirizados junto à Polícia Federal, para ter mais gente no controle de migração. Também conseguimos o compromisso da prefeitura para fazer a reforma da área de imigração e deixar o local mais arrumado. E, por fim, vamos estabelecer uma solução a médio prazo para resolver as questões tecnológicas e logísticas, e obter uma solução perene e à altura do que o destino representa para o país”, explicou o ministro Flávio Dino.

O ministro se comprometeu, ainda, a aumentar o efetivo na fronteira, melhorar a infraestrutura e, ainda, fazer um planejamento para facilitar o processo de ir e vir entre Brasil, Paraguai e Argentina. Tudo a partir de ações pontuais em parceria com a prefeitura de Foz do Iguaçu e o apoio de Itaipu Binacional. O encontro contou com a participação do secretário executivo do MJSP, Ricardo Cappelli.

De acordo com a deputada federal Gleisi Hoffmann, que liderou a visita da comitiva ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi uma reunião muito positiva. “O ministro prontamente se comprometeu a aumentar o efetivo da Polícia Federal na fronteira, em ambas as pontes, a que liga o Brasil à Argentina e a que liga o Brasil ao Paraguai”, afirmou.

“Ele também vai falar com a Receita Federal para ampliar a infraestrutura na área destinada aos turistas e fazer um planejamento com Itaipu e o trade turístico, para melhorias nas áreas de infraestrutura e tecnologia, com a instalação de pórticos, para facilitar o processo de ir e vir entre Brasil, Paraguai e Argentina”, disse a parlamentar.

Porta de entrada

Tudo para atender melhor os turistas que transformam Foz do Iguaçu na segunda porta de entrada no Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. “Então, para nós, é importante que a fotografia de Foz fique bonita, que a gente tenha uma boa estrutura de atendimento ao turista e que tenhamos agilidade na área de imigração, também. Quero agradecer ao ministro pela presteza e pela sensibilidade em buscar uma solução rápida para essa questão”, ressaltou a deputada.

Também participaram do encontro o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro; o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Oliveira; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o diretor executivo da Polícia Federal, Gustavo Souza; o superintendente da Polícia Federal do Paraná, Rivaldo Venâncio; o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana; o dirigente de turismo do Parque Tecnológico de Itaipu, Yuri Benites; a gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão; e a representante do sindicato de guias de turismo de Foz do Iguaçu, Jacira de Almeida.

Via Governo Federal

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.