Publicado em 27/08/2024- A cidade de Lapa, no Paraná, foi a escolhida para sediar, entre os dias 27 e 30 de agosto, a 11ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (PlenaFUP). Antes de mais nada, precisamos destacar a simbologia do evento estar sendo realizado na Escola Latino Americana de Agroecologia (ELLA), criada e mantida pelos companheiros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Foi lá, 15 anos atrás, que aconteceu a primeira edição do evento. Sejam os petroleiros, os trabalhadores sem-terra ou os movimentos sociais organizados, nossa luta é a mesma: construir um país em que todos tenham emprego, direitos trabalhistas, igualdade de oportunidades, saúde e educação púbica de qualidade.
2024 também marca os 30 anos da FUP, e nós temos muitos motivos para comemorar. O mais recente deles, a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, conhecida como Fafen. Uma prova de que juntos somos mais fortes!
O bolsonarismo tentou desmontar o estado brasileiro em todas as frentes possíveis. Eles fecharam a Fafen, entregaram a Refinaria Six (Unidade de Industrialização do Xisto) de forma vergonhosa, tentaram privatizar a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), acabaram com empregos. Isso criou uma dependência sem sentido na importação de fertilizantes fundamentais para a produção de alimentos. Mas nós resistimos. Lutamos. Os petroleiros e petroleiras organizaram uma das maiores greves da história da categoria. E com a volta do presidente Lula nós conquistamos essa vitória história, a reabertura da fábrica, com expectativa de gerar até 2 mil empregos.
Foram os petroleiros que estiveram conosco desde o primeiro dia da vigília Lula Livre. Que não deixaram a Repar ser privatizada, e que agora participaram da cerimônia em que o Governo Federal investiu mais de 3 bilhões de reais na Refinaria, ampliando sua produção, gerando 27 mil empregos diretos e indiretos.
Para nós, a Petrobras é motivo de orgulho. Por isso, escrevo minha primeira coluna no Blog do Esmael, destacando a importância da 11ª PlenaFUP. Os petroleiros podem contar comigo em todas as lutas da categoria! A luta dos trabalhadores e das trabalhadores é a minha luta, é a luta do PT. Vamos juntos e juntas em defesa da Petrobras integrada, à serviço do povo brasileiro!
Artigo postado originalmente no Blog do Esmael