Desde outubro, o Governo Federal, por determinação do presidente Lula, já autorizou o repasse de quase R$ 5,2 milhões para seis cidades afetadas no nosso estado, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Os recursos estão sendo usados para a reconstrução de casas e pontes, reparos em escolas e outros prédios públicos e compra de cestas básicas e kits de higiene, dormitório e limpeza.
Em tempo recorde, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também fez a recuperação da BR-476/PR, km 356, em União da Vitória. O trecho foi atingido pelas fortes chuvas, mas as equipes atuaram rapidamente para controlar a situação.
E para ajudar as empresas a se reorganizarem neste momento de calamidade, o Governo Federal publicou portaria prorrogando os prazos de pagamentos do Simples Nacional.
Os pagamentos foram postergados para maio, junho e julho de 2024 e valem para as seguintes cidades: Clevelândia, General Carneiro, Mallet, Palmeira, Paulo Frontin, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis,
Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.
MINISTRO EM UNIÃO DA VITÓRIA
Em visita União da Vitória (foto) para avaliar os estragos das chuvas, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, destacou o esforço do Governo Federal para ajudar os municípios afetados. “É importante reafirmar sempre, sobretudo em situações de emergência e estado de calamidade pública, a união do Governo Federal, determinada pelo presidente Lula, com o governo estadual e as prefeituras. Neste caso, o Paraná tem uma boa defesa civil, estruturada, e nós temos uma Defesa Civil Nacional de excelência, disponível 24 horas, aos sábados, domingos e feriados, quando necessário. Não deixamos para o dia seguinte”, reforçou Waldez.
A deputada federal Gleisi Hoffmann, que tem intermediado apoio ao estado junto aos Ministérios, também ressaltou o emprenho do presidente Lula para atender os estados. “Em qualquer local do país em que aconteçam desastres, o Governo do Brasil, sob o comando do presidente Lula, está presente e garante toda a ajuda possível”, pontuou.
O presidente Lula abriu crédito extraordinário de R$ 259 milhões para ações de proteção e defesa civil e que vão atender não só o Paraná, mas também outros estados afetados por desastres. Não faltarão recursos para que todas as cidades voltem à normalidade”, garantiu Waldez Góes.