Publicado em 10/03/2025- A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República realizou, nesta segunda-feira (10), a cerimônia de posse da ministra Gleisi Hoffmann, que assume a SRI, e do ministro Alexandre Padilha, que passa a comandar o Ministério da Saúde.
Durante o evento, a nova ministra destacou o compromisso do governo federal com o fortalecimento das políticas públicas. “Seguimos firmes no compromisso de diálogo e articulação para fortalecer as políticas públicas do governo federal”, afirmou Gleisi.
Ela também ressaltou a continuidade do projeto político liderado pelo presidente Lula. “Estarei aqui como ministra de um projeto de país sob sua coordenação, que não começou com este governo, mas vem desde os anteriores em que o senhor presidiu o Brasil e despertou a esperança, mudando a realidade do povo brasileiro. Um projeto que começou com sua história de vida, de superação, seu compromisso com o povo mais sofrido deste país. Que transformou a vida de milhões de pessoas, libertando-as da fome e da miséria”.
Gleisi destacou os avanços econômicos recentes. “E hoje o senhor continua sendo o presidente do emprego no Brasil. Desde 2012 não tínhamos a geração de empregos que atingimos nos dois últimos anos. Aliás, desde seu segundo governo, não tínhamos dois anos seguidos de crescimento do PIB acima de 3% sobre uma base anterior também positiva. Foi seu governo que fez o país voltar a crescer, com renda, crédito, políticas sociais e investimento para geração de empregos”.
A ministra também reforçou a importância da articulação política e da democracia. “Ninguém faz nada sozinho! Esta é uma das distinções fundamentais entre o exercício democrático da política e os projetos autoritários de poder. E foi esta compreensão que nos guiou na grande construção partidária, que tive a missão de articular e coordenar, junto com o presidente Lula, na campanha eleitoral de 2022, para a continuidade desse projeto de transformação com prosperidade”.
A posse também foi marcada pelo reconhecimento às mulheres na política. “Fui honrada pela confiança do presidente Lula para assumir as grandes responsabilidades da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Antes de prosseguir, quero destacar mais este passo rumo ao protagonismo das mulheres na vida política, num país marcado por séculos de patriarcado. Não é trivial que um líder como Lula tenha ousado lançar a candidatura da primeira mulher presidenta da República e da primeira presidenta de seu partido. São símbolos muito fortes do compromisso com a mudança, que se refletem em muitos outros gestos. Foi o presidente que mais nomeou mulheres para cargos de comando e posições de poder”, destacou.
Por fim, a ministra reafirmou seu compromisso com o diálogo e a construção de um país mais justo. “Juntos, e somente juntos, seremos capazes de reacender a esperança e atender às justas expectativas da população. O Brasil quer paz, justiça e uma vida melhor para todos e todas”.
“Estamos aqui para esperançar nossa gente, mostrar a força e a grandiosidade desse país e o orgulho que temos de ser brasileiros e brasileiras, sem excluir ninguém da nossa convivência”, acrescentou.