Em evento em Santo Amaro (BA), nesta terça-feira (14), o presidente Lula anuncia a retomada do Minha Casa, Minha Vida, com entrega de 2.745 unidades habitacionais em nove municípios localizados em seis estados do Brasil. Em Santo Amaro, serão entregues 884 moradias.
O governo federal também retoma a construção de 5.562 casas em cinco municípios. Ao todo, serão garantidas a continuidade ou retomada de obras de 186,7 mil moradias em todo o País. O presidente Lula também anuncia a nova fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem como meta contratar dois milhões de moradias até 2026.
Uma das novidades é que 50% das novas unidades contratadas serão destinadas à Faixa 1 do programa (famílias com renda bruta de até R$ 2640 por mês). Essa faixa de renda familiar não recebeu nenhuma unidade habitacional nos últimos quatro anos. Até agora, o subsídio oferecido a essas famílias pode chegar até 90%.
O novo MCMV também prevê a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os empreendimentos também estão mais próximos a comércios e serviços.
O MCMV foi criado em 2009 para ampliar acesso à moradia digna, principalmente para famílias de baixa renda.