A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) deixou uma mensagem de otimismo para as mulheres neste 8 de março. Destacando a volta de Lula à presidência da República, ela comemorou a retomada de ações que colocam as mulheres como prioridade. “É um ano especial em que a esperança voltou e temos um projeto de união e reconstrução do Brasil em andamento. É uma data em que podemos comemorar a volta da valorização da mulher, da retomada das políticas públicas de proteção e de combate a todo o tipo de violência contra as mulheres”, frisou.
A deputada destacou a necessidade de continuar as mobilizações para que as mulheres conquistem cada vez mais espaços públicos e de poder e possam derrotar o machismo e a misoginia. “Os ataques contra nós mulheres, assédios, agressões e o feminicídio infelizmente acontecem todos os dias. Eu, o Partido dos Trabalhadores e o governo Lula estamos juntos nesse enfrentamento e na conquista de cada vez mais espaços públicos para as mulheres. Porque a mulher pode tudo e o nosso lugar é onde a gente quer”, afirmou. “E vamos ter cada vez mais avanços, como o projeto de lei do governo que será enviado ao Congresso Nacional para equiparar os salários de mulheres e homens que tenham o mesmo trabalho”, acrescentou.
Nesta quarta-feira, o presidente Lula fará o anúncio de um pacote de ações em prol das mulheres brasileiras. As novas medidas serão anunciadas durante uma cerimônia no Palácio do Planato, às 11h. O evento será promovido pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
O pacote do governo Lula inclui 25 ações, dentre elas a criação do Dia Nacional Marielle Franco e a construção de Casas da Mulher Brasileira e oficinas de fabricação de absorventes em presídios femininos.
Também estão no pacote as seguintes medidas:
– Produtos em condições especiais no Banco do Brasil, como linha de crédito com taxa menor para agricultoras familiares ou empreendedoras.
– Programa Empreendedoras Tec para empresas e projetos tecnológicos liderados por mulheres.
– Dia Nacional Marielle Franco contra violência política.
– Colocar como critério de desempate em licitações do governo federal a equidade de trabalhadores homens e mulheres.
– Encontro Nacional das Mulheres das Águas e lançamento do prêmio Mulheres das Águas.
– Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade.
– Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais com foco na prevenção à violência e à criminalidade, com foco em mulheres.
– Edital de 1,5 milhão para financiar projetos para fomentar ações de geração de trabalho, renda e participação social para mulheres em situação de vulnerabilidade.
– Doação de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha.
– Reforço das estruturas das delegacias de atendimento à mulher.
– Construção de Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior do país.
– Desenvolvimento de encontros, eventos debates e balanços no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco em gênero.
Além da programação no Palácio, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) também promovem atividades.
Da Assessoria com Agência PT