Gleisi reafirma importância da responsabilização pelos atentados de 8 de janeiro

Publicado em 27/03/2025- A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann, manifestou-se com firmeza sobre o julgamento dos comandantes envolvidos nos atentados de 8 de janeiro contra a democracia brasileira. Na rede social X, Gleisi destacou que os ataques e as mentiras direcionados ao ministro Alexandre de Moraes por Jair Bolsonaro e pelas redes da extrema-direita apenas reforçam a justiça das decisões do relator e a culpa dos investigados.

“Dobrar os ataques e as mentiras contra o ministro Alexandre de Moraes, como fazem o réu Jair Bolsonaro e as redes da extrema-direita, só faz ressaltar os acertos do relator e a culpa dos investigados. Ao exibir os vídeos dos atentados de 8 de janeiro no julgamento de ontem, Moraes reavivou a memória da brutalidade que praticaram contra a democracia. Como disse o ministro, não se viam bíblias na Praça, mas cenas de violência extrema que os golpistas e seu comandante tentam apagar. Não foi um ataque com batom, foi uma tentativa violenta de golpe de estado. Não cabe anistia antes, durante ou depois do julgamento. Cabe a responsabilização, dentro do devido processo legal, de todos os criminosos, em defesa do estado de direito que tentaram abolir”, escreveu.

A ministra também enfatizou o caráter significativo da decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réus os principais envolvidos na tentativa de golpe, ressaltando a importância do devido processo legal e do direito de defesa, assegurados aos acusados.

“A Justiça falou e tornou réus, por unanimidade da Turma do STF, os comandantes da tentativa de golpe contra a democracia no Brasil. É muito significativo que esta decisão tenha sido tomada à luz dos fatos apresentados na denúncia da PGR, no curso do devido processo legal, com garantia ampla do direito de defesa aos acusados. Tudo transcorrido no Estado Democrático de Direito que os réus tentaram abolir.”

Da Assessoria

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.