Gleisi participa de reunião com Jean Prates para tratar da reabertura da fábrica de fertilizantes no Paraná

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) participa de reunião com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, nesta segunda-feira (14), na refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. O encontro contará com a presença de representantes do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro-PR/SC) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná (Sindiquímica-PR). Em pauta, novos investimentos da Petrobras no estado e a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), fechada pelo governo Bolsonaro em março de 2020, resultando na demissão de centenas de trabalhadores.

A reabertura da unidade do Sistema Petrobrás localizada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), voltou a ser discutida após o compromisso do Governo Federal com a causa.  A defesa do patrimônio brasileiro é prioridade para Lula, destaca Gleisi. “O presidente não vai medir esforços para que o Brasil volte a ser autossuficiente na produção de fertilizantes. Não faz sentido importar o produto se temos capacidade técnica pra produzir aqui”, afirmou a deputada.

A Petrobras já deu início ao estudo de viabilidade econômica para a retomada da Fafen e a expectativa é que a unidade no Paraná volte a operar em cerca de oito meses. A fábrica está hibernada atualmente e tem capacidade de produção de 1.975 toneladas por dia de ureia e 1.303 toneladas por dia de amônia.

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.