Publicada em 23/10/2024- A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) manifestou solidariedade aos trabalhadores portuários que, nesta terça-feira (22), realizaram uma greve de 12 horas em todo o Brasil. O movimento teve como objetivo protestar contra as mudanças propostas na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013) que retiram direitos históricos da categoria.
Gleisi foi enfática ao condenar as alterações e reafirmou seu compromisso com a defesa dos trabalhadores. “Manifesto toda minha solidariedade aos trabalhadores portuários que estão em greve contra as alterações na Lei dos Portos. Essa mudança retira direitos, como o adicional noturno e o pagamento por adicional de risco, além de permitir a terceirização de atividades.”
A paralisação foi organizada pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), a Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e a Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios (Fenccovib). Juntas, essas entidades representam mais de 50 mil funcionários nos principais portos do Brasil, que temem a precarização de suas condições de trabalho caso as mudanças sejam aprovadas.
Os trabalhadores estão preocupados com os impactos das alterações propostas, que enfraqueceriam a segurança e os direitos trabalhistas conquistados ao longo de décadas. “Sou contra as modificações e ficarei atenta aqui no Congresso para que essa pauta não avance. Contem comigo, companheiros”, enfatizou Gleisi.
Da Assessoria