O estado do Paraná receberá 338 novos médicos. A informação foi confirmada pela deputada federal Gleisi Hoffmann nesta segunda-feira, 17. A ação, que faz parte do programa federal Mais Médicos, que já havia sido defendida pela parlamentar, que buscava um direcionamento dos investimentos dos programas sociais para o setor da saúde no estado.
Ao todo, 151 municípios paranaenses serão beneficiados. A lista completa do número de médicos que serão enviados para cada município deve ser divulgada na manhã desta terça-feira, 18.
O Paraná também já recebeu nos primeiros 100 dias do Governo Lula mais de R$ 32,6 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas e R$ 184,3 milhões destinados a 499 entidades filantrópicas que atuam em parceria com o Sistema Único de Saúde.
O programa Mais Médicos deve totalizar a abertura de 15 mil novas vagas em todo o Brasil. Até o final de 2023, serão 28 mil profissionais fixados pelo país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.
Via DPonta