Gleisi e parlamentares cobram do Banco Central a redução da taxa de juros

Parlamentares que integram a Frente Parlamentar contra os Juros Abusivos e lideranças de Centrais Sindicais cobraram durante coletiva a imprensa, na tarde desta quarta-feira (21) no Salão Verde da Câmara dos Deputados, a redução imediata da Taxa de Juros Selic, fixada atualmente em 13,75% pelo Banco Central. Durante o ato, foi lembrado que o Brasil tem a maior taxa de juro real do mundo (descontado a inflação) – maior que 9%. Também foi defendido que o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central deveria ter responsabilidade e baixar a taxa Selic na reunião marcada para discutir esse tema no dia de hoje.

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que a mobilização da sociedade é importante para tentar sensibilizar o Banco Central sobre a importância da queda dos juros para o País.

“Essa Frente cumpre um papel importante para mostrar que não é possível manter essa taxa estratosférica de juros, ao mesmo tempo em que temos todos indicadores econômicos favoráveis para uma redução. Não é uma decisão técnica, mas sim uma decisão política manter essa taxa em um momento no qual a inflação e o dólar estão caindo. A população precisa se unir a nós para pressionar por essa redução”, disse a petista.

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues – representando a entidade nacional – destacou o prejuízo causado aos trabalhadores com a atual política de juros altos do Banco Central. “Essa política de juros alto atinge diretamente a classe trabalhadora, que depende, por exemplo, de financiar a compra de uma geladeira ou de um automóvel, por exemplo. E também prejudica o setor produtivo, que prefere investir no mercado financeiro do que na produção, gerando menos empregos no País”, protestou.

E como demonstração de que a campanha contra os juros altos não é exclusividade da esquerda, representantes de partidos de centro e centro-direita também participaram do ato na Câmara.

Por Héber Carvalho/ PT na Câmara

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.