Os mandatos da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) participaram de reunião na prefeitura de Araucária, nesta segunda-feira (05), para discutir a viabilização de um Instituto Federal de Educação no município. A iniciativa atende, sobretudo, a solicitações de trabalhadores do SINDIMONT, SINDIPETRO PR/SC e SINDIQUÍMICA-PR, que estavam representados no evento.
A cidade de Araucária possui em seu parque industrial, além da REPAR e da FAFEN, uma grande diversidade de setores produtivos, ao passo que a presença de um Instituto Federal no município vai ampliar o acesso à educação de qualidade, a inclusão social e impulsionar o crescimento econômico da região.
Durante o encontro, o procurador-geral do município de Araucária, Simon Gustavo Caldas de Quadros, e o secretário de Governo, Vanderlei Francisco de Oliveira, manifestaram interesse em colaborar com a instalação, comprometendo-se a oferecer todas as contrapartidas necessárias para garantir o sucesso desse empreendimento.
Em ofício encaminhado à deputada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços (Sindimont), consta que o município de Araucária já conta com uma edificação de 60 mil metros quadrados onde funcionava a FUDACEN – Fundação Instituto Tecnológico Industrial (antes CTI – Colégio Técnico Industrial). A construção do prédio para abrigar o CTI teve a participação do Governo Federal e possui infraestrutura adequada para o pleno funcionamento do Instituto Federal.
“Com a reabertura da FAFEN, que deverá ocorrer em breve, surge a necessidade de mão de obra técnica qualificada. Por esse motivo, os trabalhadores e diversas entidades expressam o desejo por essa conquista, que iremos batalhar junto ao Governo Lula para implementar. Podem contar comigo”, ressaltou a deputada Gleisi.
Da Assessoria