Publicado em 03/04/2025- A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2.088/2023, que cria a Lei da Reciprocidade Comercial, autorizando o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global. Agora, o texto segue para sanção presidencial.
O texto do PL já havia sido aprovado nesta terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado, por unanimidade.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann, celebrou a unidade diante desse desafio.
“O Brasil está vivendo um momento de rara unidade diante do tarifaço de Donald Trump, que desequilibra o comércio global e afeta as exportações do nosso país. O governo do presidente Lula e o Congresso, com apoio de associações empresariais, aprovaram uma legislação para nos defender das ameaças que vêm de fora”, disse.
Na rede social X, Gleisi também criticou a postura da oposição bolsonarista, que tentou barrar a votação da lei de reciprocidade. “Todos juntos pelo Brasil, exceto o a turma de Jair Bolsonaro, que defende Donald Trump contra os interesses do povo brasileiro. E ainda se atreveram a dizer que o Brasil é que tem de reduzir tarifas, ignorando que o maior déficit comercial do país é exatamente com os EUA, nosso segundo parceiro comercial”, pontuou.
Para a ministra, essa postura reforça a falta de compromisso de Bolsonaro com o Brasil. “A subserviência de Bolsonaro era um fato conhecido, mas nunca ficou tão claro que ele atua deliberadamente contra o país que governou e jurou defender. Mas perderam. Nunca foi patriota.”
Da Assessoria