Publicado em 20/03/2025- A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, saiu em defesa do Projeto de Lei que isenta do Imposto de Renda os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês. Em resposta à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que manifestou preocupação com o impacto da proposta, Gleisi destacou a relevância do projeto e sua contribuição para a economia do país.
“É importante que a Confederação Nacional dos Municípios, antes de sua manifestação crítica ao Projeto de Lei que isenta o IR para quem ganha até cinco mil reais por mês, conheça bem o projeto, seu impacto na economia, e também considere a ajuda que o governo federal vem dando a estados e municípios desde que o presidente Lula foi eleito”, afirmou a ministra.
Gleisi Hoffmann assegurou que a medida não comprometerá o equilíbrio financeiro da União, dos estados e dos municípios. “O projeto não vai afetar o equilíbrio da arrecadação da União nem dos Estados e Municípios. A variação no imposto descontado na fonte sobre vencimentos de servidores será compensada pelo aumento de arrecadação federal nas faixas mais elevadas, que é repassado aos estados e municípios, via fundos de participação”, explicou.
A ministra também destacou o aumento nos repasses aos municípios nos últimos meses, reforçando o compromisso do governo federal com as administrações locais. “Nos últimos 12 meses, o valor repassado pelo Fundo de Participação dos Municípios teve crescimento real de 9,9% acima da inflação. E as prefeituras vão receber ainda mais, porque com menos imposto sobre a renda teremos mais dinheiro circulando na economia”, completou.
Para Gleisi, a proposta trará benefícios a toda a população e merece apoio. “Quanto mais debatemos, mais claro fica que este é um projeto para o Brasil. Vamos somar esforços para aprovar esta grande mudança”, concluiu.