Gleisi contribui com projeto para formação de mulheres no Centro-Oeste do Paraná

O campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal Fronteira Sul vai iniciar um curso de extensão voltado para formação de mulheres do campo. Denominado “Escola de Mulheres Valentes – Vitória-Régia”, o projeto será viabilizado com emenda parlamentar da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

A escola atenderá um total de 252 mulheres em diversas comunidades urbanas e rurais da região Centro-Oeste do Paraná. De acordo com a coordenadora do projeto,  a doutora em Educação Maria Eloá Gehlen, o objetivo é levar conhecimentos sobre a Lei do Feminicídio, Lei Maria da Penha, sobre a rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e os vários modos de encaminhar soluções; matriarcado, patriarcado, machismo, masculinidade tóxica, entre outros temas. “A formação será mais um passo para avançarmos na luta das mulheres por seus direitos,  assim como na construção de uma sociedade com justiça social”, destacou.

O projeto dará prioridade para mulheres de comunidades rurais e áreas de assentamento da reforma agrária, podendo ser estendido para as mulheres das aldeias Guarani e Kaingang do município de Nova Laranjeiras e comunidades quilombolas. Há possibilidade de ampliar, no segundo ano (2024), para outros municípios da região, como Candói, Mangueirinha e Rio Bonito do Iguaçu.

A região do Cantuquiriguaçu abrange os municípios próximos de Laranjeiras do Sul e tem uma população proveniente de diferentes pontos do país, em busca de uma melhoria na situação de sua vida. Muitos vieram de um ambiente onde naturalizou-se a violência contra as mulheres, nas suas mais diversas formas. Isso gerou um aprendizado de que “bater em mulher é normal” e colocar “elas na situação de inferioridade é onde elas devem estar”.

“Há uma necessidade urgente de mudanças nesse modo de pensar e agir. As mulheres precisam  ter capacidade de reação para atitudes de menosprezos, violências, dando exemplo de como construir uma nova sociedade, baseada na igualdade real entre todas as pessoas, sem agressões e violências”, diz a professora.

“O apoio da deputada nesse projeto será essencial, visto que há uma necessidade premente de florescer novas lideranças femininas, para atuação em suas vidas, nas associações, nos coletivos de mulheres, nos movimentos sociais populares”, destacou a coordenadora Maria Eloá.

O Colegiado dos Professores da UFFS atuantes no curso de Graduação em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas, também  enviou um ofício à deputada agradecendo pela emenda parlamentar.

Gleisi comemorou a parceria, visto que a luta pelas mulheres sempre pautou seu mandato. “Fico muito feliz em contribuir com esse projeto, que será um apoio importante para as mulheres dessa região. Elas precisam saber que não estão sozinhas e juntas vamos avançar em nossa luta por mais direitos e dignidade para todas”, pontuou a deputada.

Por Débora Matos/Assessoria

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.