A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) se somou à luta para aprovação de projeto que propõe a criação de linha emergencial de crédito para a Agricultura Familiar. Ela é coautora do PL 2853/2020, apresentado pelo deputado Zé Neto (PT-BA) com a coautoria de 50 deputados federais.
“Sabemos da importância da agricultura familiar para o Paraná e para o país. Essas cooperativas promovem a inclusão social, a distribuição de renda, a melhoria da qualidade de vida e a diminuição das desigualdades. E, neste momento crítico de pandemia, precisam de apoio do Poder Público para continuarem com suas atividades”, disse Gleisi.
O PL institui a linha emergencial de crédito ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o objetivo de mitigar os efeitos provocados pela pandemia de Covid-19. A medida socorre agricultores e agricultoras familiares no custeio de atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais. A linha tem prazo de até quatro anos para pagamento, sendo um de carência. Os financiamentos podem ser concedidos com base em proposta simplificada de crédito.
No Brasil, a agricultura familiar representa mais de 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras segundo o último Censo Agropecuário de 2017. Mais e 70% dos alimentos consumidos na cesta básica dos brasileiros são oriundos da agricultura familiar. Portanto, o PL é de enorme importância para garantir que o alimento chegue na mesa dos brasileiros.
Com informações da Confraf Brasil