O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu serviços de restauração e implantação em 46,91 quilômetros do Lote 1 A da BR-487/PR, a Estrada Boiadeira. A obra é considerada um dos mais importantes projetos rodoviários no Paraná e foi viabilizada por meio de um acordo entre o DNIT, o DER/PR e Itaipu Binacional.
A primeira etapa de implantação foi concluída. A Estrada da Boiadeira irá facilitar a ligação do Paraná com o Mato Grosso do Sul, que são os dois maiores produtores do agronegócio do Brasil. O investimento foi de aproximadamente R$ 281 milhões.
A obra tem o seu início na divisa com o Mato Grosso do Sul, em Icaraíma (distrito de Porto Camargo), e vai até Umuarama (distrito de Serra dos Dourados). O trecho tem 46,91 quilômetros de extensão, sendo 13,3 km de restauração entre Porto Camargo e Icaraíma, e novo pavimento de Icaraíma até Serra dos Dourados, com sinalização, contornos e nove viadutos para facilitar os acessos aos perímetros urbanos.
A BR-487 Boiadeira irá ligar o Noroeste do Paraná ao Mato Grosso do Sul (município de Porto Murtinho). Nesta rota está localizado o projeto rodoviário do Corredor Bioceânico, sonho antigo dos países do Mercosul e que é discutido há décadas. O plano é ligar os oceanos Atlântico e Pacífico através de um corredor rodoviário, ligando os portos brasileiros de Paranaguá e Santos, aos portos do norte do Chile, atravessando também o Paraguai e a Argentina.
Recentemente, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e prefeitos do Paraná participaram de uma audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que se comprometeu com a continuidade das obras da Estrada da Boiadeira. “O governo Lula está comprometido com o desenvolvimento do nosso estado e vai priorizar obras de infraestrutura e logística das estradas”, afirmou Gleisi.
Com informações do Governo Federal