“Ditadura é o que Musk quer impor ao Brasil”, diz Gleisi

Depois de ameaçar o Judiciário brasileiro, o bilionário sul-africano Elon Musk, dono da plataforma X, atacou diretamente o presidente Lula em uma investida que confirma seu objetivo de favorecer criminosos que usam a internet para golpear a democracia e a soberania do país.

A instrumentalização das redes sociais por parte de empresários como Musk tem servido para incentivar as mesmas manifestações antidemocráticas que levaram à recente tentativa de golpe contra a eleição de Lula e a ataques terroristas como o de 8 de janeiro de 2023.

Nesse sentido, as ofensas do bilionário contra Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como a ameaça de reativação de perfis cujo bloqueio foi determinado pelo magistrado, demonstram que a democracia brasileira continua sob uma ameaça de golpe da extrema direita.

Para a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), está mais do que claro que a extrema direita insiste em promover um golpe de Estado no Brasil.

“Elon Musk, Bolsonaro e seu filhote falam a mesma língua: a mentira. Ditadura é o que Musk quer impor ao Brasil, passando por cima do estado de direito e das instituições em nosso país”, disse Gleisi.

“O dono da rede X age em sintonia com a extrema direita global para ameaçar a democracia em nosso país. O Brasil tem leis que todos devem respeitar. Desde a eleição de Lula, voltamos a ser um país soberano, não temos mais presidente que bate continência para bandeira dos Estados Unidos nem de qualquer outro país”, acrescentou.

Denúncia à OEA

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, anunciou, na terça-feira (9), ter denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (EUA), a ação golpista de Musk e da extrema direita internacional contra o Brasil.

“Denunciei o recente ataque coordenado pela extrema direita transnacional contra a democracia brasileira. Anunciamos que, muito em breve, o Estado brasileiro apresentará propostas concretas e contundentes, com alcance internacional, na luta contra o discurso de ódio, a desordem informacional e o extremismo que alimenta o lucro fácil de muitas redes sociais”, afirmou o ministro, em uma postagem.

Via Agência PT

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.