O caso da venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) ganha um novo capítulo: a denúncia de que a Forbes & Manhattan Resources não cumpriu o acordo de prestação de serviços até a total transferência de gestão da empresa, ou seja, dá um calote na Petrobras estimado em R$140 milhões, conforme matéria do jornal O Globo.
A deputada estadual Ana Júlia e a deputada federal Gleisi Hoffmann propuseram uma ação popular exigindo a anulação da venda pela quebra de contrato, além de que a privatização fere o interesse público. A conclusão é de que a Forbes & Manhattan comprou a Six apenas para ter acesso à tecnologia exclusiva de extração do Xisto.
Recentemente, o jornalista Leandro Demori denunciou a pirataria na Six, de que a Forbes & Manhattan teve acesso ilegalmente à tecnologia produzida e depois comprou a estatal por um preço muito abaixo do valor de mercado. O responsável pela venda da tecnologia teria sido o engenheiro aposentado da Petrobras, Jorge Hardt Filho, e que também é pai da juíza Gabriela Hardt, que substituiu Moro na Lava Jato.
Na ocasião, a comissão interna da Petrobras para apuração dos fatos produziu um relatório em que recomendava que não fossem feitos mais quaisquer tipos de contratos com a empresa citada. Mesmo assim, contrariando as recomendações, a Six foi vendida para a Forbes & Manhattan pelo governo Bolsonaro em novembro de 2022.