Publicado em 09/04/2025- Em 2024, o Brasil recuperou a 25ª posição no ranking mundial da indústria de transformação, divulgado pela Unido — agência da ONU para o desenvolvimento industrial (United Nations Industrial Development Organization). Essa é a melhor colocação brasileira desde 2019. No ano anterior, o país ocupava a 45ª posição, marcando uma expressiva recuperação de 20 posições em apenas um ano.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann, comemorou o avanço e destacou os esforços do governo federal para reindustrializar o país.
“O Brasil subiu 20 posições no ranking global da indústria de transformação, passando para o 25º lugar. É o resultado do trabalho do governo do presidente Lula com os incentivos do programa Nova Indústria Brasil e o financiamento do BNDES, que aprovou quase R$ 200 bilhões em 145 mil operações de crédito”, afirmou.
Gleisi também ressaltou o desempenho recente da indústria automotiva: “A produção do setor automobilístico cresceu 8,3% no primeiro trimestre, com aumento de 7,2% nas vendas. A recuperação da indústria nesses dois anos mostra que podemos e devemos avançar ainda mais”.