Aprovada proposta que garante isenção para móveis da linha branca

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei (PL 4731/23), de autoria das deputadas petistas Gleisi Hoffmann (PR) e Maria do Rosário (RS), que dispõe sobre isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para eletrodomésticos da chamada linha branca, a ser concedida àqueles atingidos por desastres naturais.

“O projeto vai trazer muitos benefícios a essas pessoas que foram atingidas pela crise climática no Rio Grande do Sul e em outros municípios e vai ser um aliado também nos benefícios e na ajuda que os governos federal, estadual e municipais vêm realizando para socorrer as vítimas da enchente e ajudar na reconstrução do estado”, argumentou Gleisi.

A deputada acrescentou que essa é uma das medidas (isenção do IPI para eletrodomésticos). “Ela não vai resolver o problema, mas vai ajudar, vai potencializar as ações que foram tomadas para essa reconstrução mais imediata, como, por exemplo, o auxílio de R$ 5.100, que foi disponibilizado pelo Governo Lula para a compra de equipamentos domésticos, a fim de que as pessoas possam voltar para suas casas e minimamente habitá-las. Como as pessoas vão viver sem uma cama, sem um colchão, sem um fogão, sem uma geladeira?”, indagou Gleisi.

“Um passo importante para amparar quem perdeu tudo. Continuaremos trabalhando para trazer mais alívio e esperança a todos. Agradeço em especial à deputada Gleisi, autora deste projeto junto comigo”, destacou Maria do Rosário.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) considerou o projeto meritório. “Eletrodomésticos da chamada linha branca são aqueles mais essenciais para o povo: a geladeira, o fogão. Aliviar o pagamento para os que foram atingidos por esses desastres naturais é algo muito importante. E a sensibilidade dessas duas companheiras (Maria do Rosário e Gleisi), duas mulheres, diz respeito exatamente a esta compreensão.”

Na mesma linha, o deputado Reimont (PT-RS) disse que a proposta é muito importante e “denota exatamente que o Partido dos Trabalhadores está preocupado não apenas em falar, mas em fazer muito pelo Rio Grande do Sul neste momento trágico da vida dos gaúchos”.

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.