Ação apoiada por Gleisi leva vacinação e cuidado a aldeias indígenas no Paraná

Publicado em 05/06/2025- A ministra Gleisi Hoffmann celebrou uma importante ação de saúde que beneficiou comunidades da Terra Indígena Rio das Cobras, no Paraná — o maior aldeamento da Região Sul, com cerca de 3 mil indígenas. Mais de 600 cães e gatos foram vacinados em 13 aldeias, em uma iniciativa que também envolveu a coleta de sangue de indígenas e de seus animais para a investigação de zoonoses.

A ação foi realizada pelo Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a participação de outras universidades e o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul. Trata-se de um esforço exemplar dentro do conceito de Saúde Única, que promove o cuidado integrado entre a saúde humana, animal e ambiental.

Gleisi destacou a importância da iniciativa e sua contribuição direta por meio de emenda parlamentar. “Fico muito feliz de ter colaborado com essa iniciativa, por meio de emenda parlamentar, além de ver que o nosso trabalho pela inclusão de médicos veterinários nos Núcleos de Apoio à Saúde Indígena está avançando. Seguimos comprometidos com políticas públicas que respeitam os povos originários e promovem saúde e bem-estar animal”, afirmou a ministra.

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.