Publicado em 29/01/2025- A presidenta Nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, saiu em defesa da primeira-dama Janja da Silva nesta quarta-feira (29). Janja vem sendo alvo de ataques machistas e de uma descabida ação judicial. Gleisi destacou que os ataques são uma reação à atuação de Janja em nome de causas sociais, como a defesa dos direitos das mulheres e a luta contra a fome e a pobreza.
“É por atuar em causas relevantes, como os direitos da mulher e o combate à fome, que a companheira Janja sofre tantos ataques. Não seria alvo da extrema direita, dos machistas e dos preconceituosos se ficasse omissa diante da realidade”, afirmou Gleisi, em resposta aos extremistas que tentam deslegitimar o trabalho da primeira-dama.
Sobre a ação judicial, movida por um vereador de Curitiba associado ao ex-deputado Deltan Dallagnol, foi classificada por Gleisi como juridicamente infundada. “Leio agora que um vereador de Curitiba, da turma do cassado Dallagnol, moveu ação judicial contra ela tão mal preparada que nem o Judiciário sabe por onde deve tramitar”, pontuou Gleisi, sublinhando a fragilidade das acusações.
A ação segue indefinida em função de uma disputa entre juízes de Curitiba e do Distrito Federal sobre a tramitação do processo.
Gleisi expressou solidariedade total à primeira-dama, incentivando-a a persistir em seu trabalho vital. “Fique firme, Janja, e conte com a nossa solidariedade”, concluiu.
Janja e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, deverão viajar para Roma em fevereiro para pleitear a presidência da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, fortalecendo o papel do Brasil na liderança de iniciativas globais para erradicar a pobreza.
PT Nacional