Publicado em 25/10/2024- A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou a fala de Michelle Bolsonaro, que defendeu uma “ação colaborativa” entre casais na política, sugerindo que o homem assuma o papel de gestor e a mulher foque nas questões sociais. A declaração de Michelle ocorreu durante um evento de apoio à candidatura de Fred Rodrigues (PL) em Goiânia, nesta quinta-feira (24). “O maridão ali, machão, gestor, administrador. E a mulher com esse olhar feminino, sabe, de ajudar ali no social,” disse Michelle.
Gleisi reagiu à fala, classificando-a como um retrocesso e ressaltando a necessidade de maior protagonismo feminino nos espaços de poder. “Que pesadelo ouvir a Michelle Bolsonaro defendendo que política seja feita por ‘marido machão, gestor, e mulher no social’. O Censo do IBGE mostra que no Brasil de hoje há mais mulheres (34%) responsáveis pela gestão da casa e apenas 25% são esposas ou companheiras do responsável,” afirmou a parlamentar. A deputada lembrou que essa realidade precisa se refletir também na presença feminina nos espaços de decisão política, reforçando que o país já avançou muito nessa luta pela igualdade.
Para Gleisi, a fala de Michele reforça estereótipos ultrapassados e ignora o avanço que as mulheres brasileiras vêm conquistando tanto na sociedade quanto na política. “Mas tem gente que prefere andar pra trás. Já lutamos muito até aqui, não tem Michele, nem Bolsonaro (que de gestor não tem nada), nem extrema direita que vai nos dizer o que fazer. Xô, atraso!” completou.
Da Assessoria