Estudantes do Paraná recebem 46 novos veículos para transporte escolar

Publicado em 14/10/2024- O Governo Federal vai destinar 46 novos ônibus para o transporte escolar de estudantes no Paraná, com atenção especial às regiões rurais. Esses veículos fazem parte de uma iniciativa nacional que está modernizando a frota escolar do programa Caminho da Escola. Os novos modelos contam com 29 atualizações, incluindo poltronas acessíveis, entradas USB, ar-condicionado, Wi-Fi e rastreamento, proporcionando mais conforto e segurança para os alunos.

O investimento faz parte do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que está destinando R$ 711 milhões para a aquisição de 1.500 novos ônibus escolares, beneficiando 147 mil estudantes em todo o Brasil. Até 2026, a previsão é que 3 mil novos veículos sejam entregues, totalizando um investimento de R$ 1,5 bilhão.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que os novos veículos oferecem conforto e segurança aos alunos tanto das cidades quanto das áreas rurais. “Esse é o caminho para o nosso futuro”, afirmou. 

“Este é mais um passo no nosso compromisso de garantir acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de onde vivam. O governo Lula está investindo em infraestrutura para que o transporte escolar seja mais seguro, confortável e acessível,” complementou a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Novos modelos – São sete modelos de veículos escolares disponíveis, sendo cinco tipos de Ônibus Escolar Rural (ORE) e dois tipos de Ônibus Urbano Escolar Acessível (ONUREA), sendo eles: ORE Zero 4×4 Mecânico; ORE 1 (Mecânico e Automático); ORE 1 4×4 (Mecânico e Automático); ORE 2; ORE 3; ONUREA Piso Baixo (Mecânico e Automático) e ONUREA Piso Alto Mecânico.

Caminho da Escola – Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola objetiva garantir, prioritariamente, o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica. O programa oferece ônibus, embarcações e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, onde normalmente há dificuldades para se chegar às unidades de ensino, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte escolar. Também visa proporcionar a participação dos estudantes em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico da escola e realizadas fora do ambiente escolar. Gestores estaduais, distritais e municipais são os responsáveis pela aquisição dos veículos. 

CONTATO

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você também concorda com nossos termos de uso e privacidade.