A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) articulou uma reunião junto ao Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (07), com o objetivo de debater a viabilidade da implantação do curso de Medicina em Paranavaí. O encontro, que contou com a participação do deputado estadual Arilson Chiorato e prefeitos da região, visou discutir estratégias para suprir essa carência, pois atualmente não existe essa formação em nenhuma instituição de ensino da região.
Durante a reunião, Gleisi Hoffmann destacou o empenho do Governo Federal em garantir que essa formação seja disponibilizada em breve, proporcionando oportunidades de estudo e trabalho para os estudantes do noroeste paranaense. A deputada enfatizou que a iniciativa visa capacitar mais profissionais de saúde no estado do Paraná, contribuindo assim para a melhoria do atendimento e cuidado com a saúde da população.
“Estamos batalhando junto ao MEC para que o curso seja disponibilizado em breve e que nosso estado possa formar mais médicos que irão contribuir no cuidado com a saúde do povo paranaense”, afirmou Gleisi Hoffmann, enfatizando o compromisso com a promoção da saúde e o fortalecimento do sistema médico no Paraná.
O deputado Arilson destacou que a implantação do curso atenderia 40 municípios da região Noroeste. “Estamos juntos pra fortalecer e melhorar cada vez mais a saúde pública do nosso Paraná.”
Também estavam presentes os deputados Luiz Cláudio Romanelli e Tião Medeiros, os prefeitos Beto Vizzotto, de Paraíso do Norte; Julio Leite, prefeito de Terra Rica e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar); Fabiano Travain, de Mirador; Freonizio Valente, de Santa Izabel do Ivaí; Gilson Góis, de Itaúna do Sul; Zé do Peixe, de Marilena. Também os representantes da UNIFATECIE, o reitor Gilmar Oliveira; o diretor acadêmico, Daniel Lima; e o diretor administrativo, Renato Valença Correia. Ainda os ex-vereadores de Paranavaí, Professor Cesar Alexandre e Daniel Moreira.
Da Assessoria