Os diretórios estaduais do PT no Paraná prepararam uma programação especial para festejar os 43 anos de fundação do partido, comemorado nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro.
Em Curitiba as atividades vão acontecer a partir das 17h na esquina das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso. Foz do Iguaçu vai celebrar a data com o Jantar dos Trabalhadores, que será realizado na Chácara Sintrofi. Em Maringá, a festa será no salão da Associação dos Funcionários Municipais, a partir das 20h. O diretório de Londrina vai comemorar o aniversário no sábado, dia 11, na Chácara dos Vigilantes, a partir das 17h .
O ato nacional será realizado em Brasília incluindo um evento político com a presença do presidente Lula e de lideranças nacionais, a primeira reunião do Diretório Nacional, feira solidária, exposições, oficinas de formação e um jantar de arrecadação de recursos para o fortalecimento financeiro do partido.
“Em 2022 nós derrotamos o fascismo, a extrema-direita, o poder econômico, o aparato de Estado e inúmeras Fake News. Elegemos Lula Presidente com a maior votação da história desse país. Iniciamos 2023 derrotando um Golpe contra a Democracia Brasileira e nos consolidando como o principal instrumento para uma tão sonhada unidade nacional”, diz um trecho do convite para os eventos comemorativos.
E completa: “10 de fevereiro de 2023 não será uma data qualquer, assim queremos realizar uma comemoração especial. Vamos celebrar a vitória do povo brasileiro que hoje ocupa, mais uma vez, o Palácio do Planalto com Lula Presidente“.
A presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, convida a militância para participar das festividades. “É a festa do partido que ajuda a construir a democracia e os direitos do povo. Você faz parte desta história”, diz.
O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, na histórica reunião no Colégio Sion, em São Paulo, e a partir daí se tornou o maior partido de esquerda do continente e um dos maiores do mundo. Desde que foi fundado, o povo brasileiro sempre soube que, onde houvesse uma lutadora, um lutador social, nos campos, nas matas ou nas cidades, a nossa estrela estaria presente.